#somostodosmacacos #tbt #IceBucketChallenge #jogapramim #partiu #selfie.
As hashtags nasceram com o Twitter e devido ao engajamento que foram capazes de proporcionar, se tornaram marca registrada também no Instagram. No último ano, até o Facebook se rendeu a essas palavras chave ou termos associados a uma informação, que são precedidos do símbolo “#”. Elas se tornaram um símbolo da comunicação online e já são parte intrínseca da experiência dos usuários. Neste contexto, as hashtags podem ser usadas com diversos fins, como para marcar um assunto que está em pauta ou evento que está acontecendo, reforçar uma mensagem ou expressar opiniões.
Por que eu devo usar uma hashtag em uma campanha?
Fazendo esse sucesso todo entre os internautas, é claro que as hashtags começaram a chamar a atenção das empresas, que passaram a utilizá-las em suas estratégias de marketing digital. Prova disso, é que atualmente muitas das campanhas publicitárias executadas nas mídias sociais, têm como um dos objetivos popularizar e espalhar hashtags que se tornem conhecidas e queridas pelo público alvo. As hashtags escolhidas como “embaixadoras” de uma determinada campanha devem refletir conceitos de branding relacionados à marca.
Essas marcações viram hiperlinks que são indexáveis pelas redes de busca e dessa maneira, os usuários podem clicar nas hashtags e buscar todas as frases que tenham a mesma marcação. Essa possibilidade é ótima para definir o alcance de cada campanha e as estratégias com base nesses indicadores!
Para começar a pensar na hashtag ideal para uma campanha da sua empresa, a primeira coisa é entender que ela só será útil se cumprir os seguintes critérios:
- Abrir a possibilidade para que várias pessoas a usem;
- Simbolizar um conceito ou tema específico,
- Ter significado claro e objetivo.
Escolhendo a hashtag certa
Agora que você já conhece algumas das características que devem ser levadas em conta na hora de escolher a hashtag mais assertiva para a sua estratégia de marketing no mundo online, vamos te dar algumas dicas para conseguir reconhecer a melhor opção. Tenha em mente que seja para uma promoção, um evento ou uma campanha publicitária, o mais importante é criar algo que seja simples e, simultaneamente, identifique o que é necessário, para que quem veja entenda sobre o que se trata.
Nesse processo, responder algumas perguntas pode ajudar bastante:
- As pessoas já estão usando essa hashtag?
- Se sim, como você vai agregar valor à conversa?
- Se não, por que ela tem potencial para se tornar popular?
- Quais conceitos e ideias devem ser transmitidos pela hastag?
- Ela será usada em um evento passageiro ou constante?
Com essas respostas, você e sua equipe terão um bom material para fazer um brainstorming e definirem qual é a escolha ideal. Quando isso for concretizado, lembre-se de fazer o questionamento mais importante de todos: todos irão entender o significado dessa hashtag?
Na hora da escolha, outra possibilidade é engajar quem já tem algum tipo de interação com a sua marca. Para isso, peça para que os usuários criem marcações e depois, incorpore a mais popular e bem aceita como a oficial. Algumas outras dicas rápidas e que podem fazer a diferença são:
- Nunca utilize acentos;
- Se o seu público alvo for brasileiro, evite ao máximo utilizar palavras em inglês ou em outra língua;
- Tenha foco. Aposte as suas fichas em apenas uma hashtag e quando usá-la em um post, utilize no máximo, outras duas;
- Sempre que possível, pegue uma carona nas hashtags mais populares do momento e entre na brincadeira.
Agora que você já sabe como escolher a hashtag certa para promover o seu negócio, é preciso que você descubra como medir os resultados alcançados e a eficácia da palavra e estratégia escolhidas.
Monitorando e mensurando os resultados de uma hashtag
Depois de ter escolhido a hashtag para a sua campanha, o próximo passo é monitorar o seu alcance e os resultados que o uso da marcação gerou, porque de nada adianta implementá-la se você não monitorar e mensurar os resultados alcançados. E a boa notícia é que existem várias ferramentas disponíveis na internet que podem ajudar. O importante é que você escolha uma delas e comece a verificar o alcance da hashtag, o impacto da campanha e o comportamento dos usuários em relação à marcação. Dados como volume e quais outras hashtags foram utilizadas junto com as da campanha também podem ser visualizados por meio dessas ferramentas de mensuração. Com todas as informações em mãos, algumas análises são importantes:
- Identifique o volume de menções, sejam elas estimuladas diretamente ou espontâneas;
- Mapeie as referências comportamentais e culturais do público que aderiu à campanha;
- Se preocupe em entrar na conversa dos consumidores e produzir conteúdo relevante;
- Descubra se existe algum usuário que se destacou durante a campanha para a propagação da hashtag.
Saiba que seguindo essas dicas, fica bem mais fácil ter sucesso nas campanhas online que envolvem hashtags. Boa sorte!